Caetano de Almeida






Muçunga
Quarteto
Remanso

Nascido em 1964, Campinas, Brasil.
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.

Educação

    2005

  • MFA, Poéticas Visuais, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil
  • 1988

  • Bacharelado em Artes Visuais, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil

Exposições Individuais

    2019

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 2017

  • Galerie Andres Thalmann, Zurique, Suíça
  • Eleven Rivington Gallery, Nova York, EUA
  • 2016

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 2015

  • Coffret, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
  • Galerie Anne Villepoix, Paris, França
  • 2014

  • Andres Thalmann Gallery, Zurique, Suíça
  • 2013

  • Eleven Rivington Gallery, Nova York, EUA
  • 2012

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 2011

  • Eleven Rivington Gallery, Nova York, EUA
  • 2009

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • Eleven Rivington Gallery, Nova York, EUA
  • 2008

  • Solo Projects, ARCOmadrid, Madri, Espanha
  • 2007

  • Borda, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil
  • Espera, Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
  • Borda, MAM/Rio Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • Cafofo, Galeria Distrito 4, Madri, Espanha
  • 2006

  • Ares, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 2005

  • A visita, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 2003

  • Mundo Plano, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
  • Eu Quero Apenas, MAM Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • 2002

  • Mundo Plano, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 1998

  • Exposição de Quadros, Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1997

  • Exposição de Quadros, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 1995

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 1993

  • Lusco-Fusco, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 1991

  • Thomas Cohn Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1990

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • 1989

  • Thomas Cohn Arte Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil

Exposições Coletivas

    2019

  • Construções e Geometrias – Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz, MuBE, São Paulo, Brasil
  • Da Tradição à Experimentação, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Brasil
  • 2018

  • Horizontes – A Paisagem nas coleções MAM, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 2017

  • São Paulo Não É Uma Cidade – Invenções do Centro, Sesc 24 de Maio, São Paulo, Brasil
  • Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 anos, OCA Ibirapuera, São Paulo, Brasil
  • O MAC USP no Século XXI: A Era dos Artistas, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • 2016

  • Por Aqui Tudo É Novo, Instituto Inhotim, Brumadinho, Brasil
  • A Cor do Brasil: de Visconti a Volpi, de Sued a Milhazes, MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil
  • O Estado da Arte, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil
  • 2014

  • Eu Represento os Artistas, Revisited, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • Guignard e o Oriente, entre Rio e Minas, MAR – Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil
  • Histórias Mestiças, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
  • 2013

  • 0 to 60: The Experience of Time through Contemporary Art, Pratt Institute Manhattan Gallery, Nova York, EUA
  • 0 to 60: The Experience of Time through Contemporary Art, North Carolina Museum of Art, EUA
  • 2012

  • Material Occupation, The University Art Museum, Albany, EUA
  • 2010

  • Law of the Jungle, Lehmann Maupin Gallery, Nova York, EUA
  • Ponto de Equilíbrio, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
  • 2009

  • One Loses One’s Classics, White Flag Projects, St. Louis, EUA
  • Desenhos [Drawings]: A-Z, Museu da Cidade, Lisboa, Portugal
  • Coleção Marcantônio Vilaça no MAC USP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
  • Espaço Cultural Marcantônio Vilaça, Brasília, Brasil
  • 2008

  • Panorama dos Panoramas, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • Moderno ou Contemporâneo?, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • Eleven Rivington, Nova York, EUA
  • Arte Contemporânea Brasileira – Doação Credit Suisse, Estação Pinacoteca, São Paulo, Brasil
  • MAM 60 anos, OCA Ibirapuera, São Paulo, Brasil
  • Aquisições Recentes na Coleção João Satamini, Museu de Arte Contemporânea, Niterói, Brasil
  • ArtLA, Eleven Rivington, Los Angeles, EUA
  • 2007

  • Intimidades, Jogos Perigosos, Galeria Marília Razuk, São Paulo, Brasil
  • 80/90 Modernos, Pós-Modernos etc, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
  • 2006

  • Paralela, São Paulo, Brasil
  • 25 Artistas Pintura Escultura Desenho, Galeria Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil
  • Padrões e Padronagens, Galeria Marília Razuk, São Paulo, Brasil
  • Coleção Gilberto Chateaubriand, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil
  • 20 Anos do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • Sem Título/2006, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • 2005

  • Retrato como Imagem do Mundo, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • É Hoje!, Instituto Cultural Santander, Porto Alegre, Brasil
  • 2004

  • Desenhos, A-Z, Coleção Madeira Corporate Services, Lisboa, Portugal
  • Fragmentos e Souvenirs Paulistanos, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • Retratos, MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil
  • Fundação Sacatar, Biblioteca Municipal de Itaparica, Bahia, Brasil
  • 2003

  • Marcantônio Vilaça: Passaporte Contemporâneo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
  • 2002

  • Coleção Padre Anchieta, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil
  • 2001

  • Idéia Coletiva, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo, Brasil
  • Espelho Cego, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • A Figura na Arte Contemporânea, Espaço Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil
  • São ou não São Gravuras?, Museu de Arte Moderna Villa Lobos, São Paulo, Brasil
  • 2000

  • Khoj International Artists, International Institute of Fine Arts, Modinagar, Índia
  • Brithish Council, Nova Delhi, Índia
  • Obra Nova, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil
  • Investigações: A Gravura Brasileira, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Brasil
  • Rosas Rosa, Emblemas e Movimentos, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Contemporânea, Niterói, Brasil
  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza, Brasil
  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães, Recife, Brasil
  • XVI Mostra Internacional de Gravura, Curitiba, Brasil
  • 01, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • 1999

  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • 1998

  • No Limite da Forma, Instituto Cultural Brasileiro, Berlim, Alemanha
  • Anos 90, Coleção Gilberto Chateaubriand, MASP – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Anos 90, Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1997

  • No Limite da Forma, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
  • No Limite da Forma, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil
  • No Limite da Forma, Palácio Das Artes, Belo Horizonte, Brasil
  • No Limite da Forma, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1996

  • Beige, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • Ouro de Artista, Galeria Casa Triângulo, São Paulo, Brasil
  • Arte no Hospital, Hospital da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil
  • 1995

  • Paisagem na Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Niterói, Brasil
  • Paisagem na Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • Além da Taprobana – A Figura Humana nas Artes Plásticas dos Países de Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • Projeto Arte na Cidade, Biblioteca do Campus Umuarama, Uberlândia, Brasil
  • XI Mostra de Gravura, Curitiba, Brasil
  • 1994

  • Projeto Leonilson, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil
  • Galeria Luisa Strina 20 Anos de Arte Brasileira, MASP – Museu de Arte de São Paulo, Brasil
  • Novas Aquisições na Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • Brasil: Imagens dos Anos 80 e 90, Casas das Rosas, São Paulo, Brasil
  • Além da Taprobana – A Figura Humana nas Artes Plásticas dos Países de Língua Portuguesa, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal
  • 1993

  • Brasil: Imagens dos Anos 80 e 90, Art Museum of the Americas, Washington, EUA
  • Brasil: Imagens dos Anos 80 e 90, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1992

  • Artistas na Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1991

  • Artistas Contemporâneos no Engenho Central, Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Anistia Internacional, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
  • 1989

  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
  • 1988

  • Salão de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil
  • 1987

  • Imagens de Segunda Geração, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil
  • 1985

  • Exposições e Eventos, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil
  • A Sinhazinha, O Mulato, O Negão e o Carrasco, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil
  • Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo, Brasil

Coleções Públicas

     

  • Acervo Banco Itaú, Brasil
  • Associação dos Amigos da Pinacoteca do Estado, São Paulo
  • Coleção Dakis Joannou, Atenas
  • Coleção Deutsche Bank, Alemanha
  • Coleção Gilberto Chateaubriand, Brasil
  • Coleção Instituto Inhotim, Brumadinho
  • Coleção João Carlos Fiqueiredo Ferraz, Ribeirão Preto
  • Coleção Marcantônio Vilaça, São Paulo
  • Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
  • Museum of Fine Arts, Boston
  • MAC/USP Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
  • MAM/Rio Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
  • MAM/SP Museu de Arte Moderna de São Paulo
  • North Carolina Museum of Art, Raleigh, EUA
  • Peter Stuyvesant Foundation
  • Rehabilitation Institute of Chicago

Bibliografia

    2011

  • “Critic’s Picks,” Time Out New York, April 11
  • 2010

  • Freund, Anthony Barzilay, “Art Show: Caetano de Almeida,” Elle Decor, April
  • Smith, Roberta, “Artists of the Decade,” The New York Times, January 3
  • 2009

  • Kazakina, Katya, “Lower East Side Stirs Up New York Art Market, Deals Sub $15,000,” Bloomberg.com, Nov 12
  • Rosenberg, Karen, “Caetano de Almeida,” New York Times, Art in Review
  • October 30, p. C25ilson, Michael, “Art Review: Caetano de Almeida,” Time Out New York, Issue 735, November 29
  • “Goings on About Town: Caetano de Almeida,” The New Yorker, November 2
  • Cooper, Ivy, “Review: Variety succeeds at White Flag,” Saint Louis Beacon
  • February 4
  • 2005

  • Cohen, Ana Paula, “The Visit – Interview with Caetano de Almeida,” The Visit
  • September
  • 2003

  • Moura, Rodrigo, “O lado de Fora da Abstração,” O Mundo Plano, Instituto
  • Tomie Ohtake, April/May
  • 2000

  • Herkenhoff, Paulo (org.); Pedrosa, Adriano (org.), Marcas do corpo, dobras da
  • alma, text: Paulo Herkenhoff, Paulo Rogério de Oliveira Reis, Simone Landal
  • Adriano Pedrosa, Veronica Cordeiro, Geraldo Leão, Ana González, Milú
  • Villela, Tadeu Chiarelli, Frederico Morais, São Paulo: Takano, 2000, 383 p., il
  • color
  • 1998

  • Osório, Luis Camilo, “Ironia e desencanto em reprodução de obras famosas,” O
  • Globo, June 29
  • “Caetano de Almeida expões no Rio,” Tribuna da Impresa, June 9
  • “Caetano de Almeida cria seu museu imaginário,” O Globo, June 9
  • “Obras de Caetano de Almeida em Exposição,” Gazeta Mercantil
  • 1997

  • “As monstras de novembro na seleção de BRAVO,” Revista Bravo, November
  • Cassiano, Elek Machando, “Artista veste galeria com traje de museu,” Folha de
  • São Paulo, November 11
  • 1996

  • Moraes, Angélica “Três Exposições que merecem ser apreciadas,” Estado de São
  • Paulo, August 30
  • Chaimovich, Felipe, “Exposição veste o mundo de Beige,” Journal da Tarde
  • August 27
  • Canton, Kátia, “BEIGE é a exposição da fina ironia,” Folha de São Paulo, August
  • 27

    1995

  • Goncalves Filho, Antonio, “Sesi expõe estética híbrida da geração 80,” Estado
  • de São Paulo, July 3, p. 8
  • Pedrosa, João, “Citações com piadas visuais,” Revista de Folha, June 11
  • Canton, Kátia, “Artistas brasileiros ‘adotam’ a moda,” Folha de São Paulo, June
  • 10

  • Hara, Helio, “Caetano de Almeida pinta referenciais,” O Globo, May 31, p. 3iza, Daniel, “Caetano de Almeida brinca com a memória,” Folha de São Paulo
  • May 30, p. 4
  • De Moraes, Angélica, “Caetano de Almeida pinta sem receituário,” O Estado de
  • Sao Paulo, May 30, p. 8
  • 1993

  • Piza, Daniel, “Arte figurativa brasileira vai a Washington,” Folha de São Paulo, December 27, p. 1
  •  

    Costa, Marcus de Lontra et al, “Brasil: imagens dos anos 80 e 90,” Brasil:

  • imagens dos anos 80 e 90, November
  • Chiarelli, Tadeu, “Armadilha para narciso,” Lusco Fusco, April
  • 1991

  • Doctors, Marcio, “Em busca de uma linguagem,” O Globo, August 24, p. 3
  • Botrel, Sonia, Tribuna da Imprensa, August 13, p. 5
  • Romanholli, Luis Henrique, “A arte “kitsch”de Caetano na Thomas Cohn,” O
  • Globo, August 13, p. 3
  • 1990

  • Freire, Norma, “Questões da arte em três mostras,” O Estado de São Paulo, May 15, p. 3
  • 1989

  • De Moraes, Angélica, “Trilha na Selva ,” Vega, January 25
  • Canongia, Ligia, “Nova irreverência,” O Globo, January 10, pg. 2
  • Roels Jr., Reinaldo, “Bestiário em Ipanema,” Jornal do Brasil, January 10, p. 8
  • 1988

  • Farias, Agnaldo, “O Bestiario de Caetano de Almeida” Revista Galeria, No. 12
  • p. 102, 105

2019

2016

2012

2009

2006

2005

2002

1997

1995

1994

1993

1990

  • O delicioso jardim do vizinho
  • ABC – Arte Brasileira Contemporânea
  • Contemporary Art Brazil
  • Construções e Geometrias – Coleção Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz. 08 junho — 18 agosto 2019 São Paulo, BR
  • Da Tradição à Experimentação. 26 janeiro — 10 março 2019 Porto Alegre, BR
  • Horizontes – A paisagem nas coleções MAM. 10 novembro 2018 — 10 março 2019 Rio de Janeiro, BR
  • São Paulo Não é Uma Cidade – Invenções do Centro. 22 agosto 2017 — 28 janeiro 2018 São Paulo, BR
  • O MAC USP no Século XXI: A Era dos Artistas. 20 maio 2017 — 20 maio 2022 São Paulo, BR
  • Caetano de Almeida. 26 fevereiro — 26 março 2017 Nova York, US
  • Por aqui tudo é novo. 08 setembro 2016 — 10 setembro 2017 Brumadinho, BR
  • A Cor do Brasil: de Visconti a Volpi, de Sued a Milhazes. 02 agosto 2016 — 15 janeiro 2017 Rio de Janeiro, BR
  • O Estado da Arte. 19 março — 17 dezembro 2016 Ribeirão Preto, BR
  • Coffret. 22 agosto — 03 outubro 2015 Ribeirão Preto, BR
  • Caetano de Almeida. 28 março — 23 maio 2015 Paris, FR
  • Guignard e o Oriente, entre o Rio e Minas. 11 novembro 2014 — 26 abril 2015 Rio de Janeiro, BR
  • Recent Works. Notícia, 31 agosto — 27 outubro 2014 Zurique, CH
  • Histórias Mestiças. Notícia, 16 agosto — 05 outubro 2014 São Paulo, BR
  • 0 To 60: The Experience Of Time Through Contemporary Art. 22 novembro 2013 — 25 janeiro 2014 Nova Iorque, US
Links
Voltar ao Topo