Laura Belém






Laura Belém, Reconstrução #1
Cobogó, Construção Tropical
Manhãs de Carnaval II
O jardim Secreto ou Passagem do Trópico
A Casa Desconhecida
Do nascer ao pôr do sol
Sob o céu
Sky Notes
A Grande Onda
Jardim de esculturas I
O Templo dos Mil Sinos
Lugar em Fuga
Pequeno jardim (da série "Algum lugar em casa")
Paisagem Seca
Natureza Viva
Naufrágio
Noite de São João
Veneza do Brasil
Enamorados
Vista
Ao encontro de...
Projeto Pampulha

Nascida em 1974, Belo Horizonte, Brasil.
Vive e trabalha no Belo Horizonte, Brasil.

Educação

    1999-2000

  • Master of Arts in Fine Arts, Central Saint Martins College of Art & Design, Londres, Reino Unido (Bolsa Capes/CBN – Programa ApArtes). Diploma com equivalência para o Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG.
  • 1993-1996

  • Bacharelado em Artes, Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte.
  •  

    Residências artísticas:

    2007

  • The Drake Hotel, Toronto, Canadá.
  • MAMAM no Pátio – Museu de Arte Aloisio Magalhães, Recife, Brasil.
  • 2006

  • Triangle Arts Association, Brooklyn, Nova York, EUA.
  • 2005

  • Casa de Velázquez, Madri, Espanha.
  • 2003

  • Encuentro Internacional de Análisis y Desarrollo de Proyectos. TRAMA & RAIN Artists’ Initiatives Network, Mar del Plata, Argentina.
  • 1998

  • Headlands Center for the Arts, Sausalito, EUA.
  •  

    Premiações e bolsas:

    2012

  • Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais. FUNARTE, Rio de Janeiro.
  • 2011

  • CIFO Grants and Commissions Program, “Artistas emergentes”. The Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA.
  • Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, 4ª edição.
  • 2010-11

  • 1ª e 2a edições do Prêmio “Mostras de Artistas no Exterior”. Programa Brasil Arte Contemporânea, da Fundação Bienal de São Paulo e do Ministério da Cultura do Brasil.
  • 2003

  • 27o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte/Bolsa Pampulha, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.
  • 1999/2000

  • Bolsa Capes/CBN – Programa ApArtes.

Exposições Individuais

    2016

  • Histórias Curtas, Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro.
  • 2015

  • Ilha Restaurante. Casa do Baile, Belo Horizonte.
  • Hoje tem Cine, curadoria de Gabriela de Carvalho. Sesc Palladium, Belo Horizonte.
  • Anekdota, curadoria de Douglas de Freitas. Capela do Morumbi, Museu da Cidade de São Paulo, São Paulo.
  • 2013

  • Jardim Secreto ou Passagem do Trópico. Galerie Virginie Louvet, Paris, França.
  • 2012

  • The Temple of a Thousand Bells, curadoria de Laura Turner. York St Mary’s, York, Reino Unido.
  • 2011

  • A Outra Paisagem, Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • 2008

  • Laura Belém: Trabalhos Recentes, Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • 2007

  • Paisagens Flutuantes, curadoria de Cristiana Tejo. MAMAM no Pátio – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife.
  • 2006

  • Projeto: Laura Belém, curadoria de Adriano Pedrosa. Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • 2005

  • Ainda Outono, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo.
  • 2004

  • Bolsa Pampulha: Quatro Ensaios sobre o Amor. Curadoria de Rodrigo Moura e Adriano Pedrosa. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.
  • 2002

  • Pampulha, curadoria de Adriano Pedrosa. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.

Exposições Coletivas

    2017

  • Corpo em Campo, Espaço Cultural Porto Seguro, São Paulo, Brasil.
  • Permissão para falar, Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro, Brasil.
  • 2016

  • A spear, a spike, a point, a nail, a drip, a drop, the end of the tale, Ellen de Bruijne Projects, Amsterdam, Holanda.
  • Transparência e Reflexo, MuBE Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo, Brasil.
  • DentroFora – vol. 2: Forma, curadoria de Douglas de Freitas. Galeria Sancovsky, São Paulo.
  • Esforço-desempenho, curadoria de Germano Dushá. Galeria Athena Contemporânea, Rio de Janeiro.
  • 2015

  • Coleções 10, curadoria de Nessia Leonzini e Liu Lage. Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • Procura-se, curadoria de Fernando Ticoulat. Tofiq House, São Paulo.
  • O Espírito de cada época, curadoria de Rejane Cintrão. Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, SP.
  • 2014

  • Frestas Trienal de Artes: o que seria do mundo sem as coisas que não existem? Curadoria de Josué Mattos. Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, Sorocaba, SP.
  • Limited Visibility, curadoria de Natalia Zuluaga e Patricia Garcia-Velez Hanna. CAM Raleigh Contemporary Art Museum, Raleigh, Carolina do Norte, EUA.
  • Cruzamentos: contemporary art in Brazil, curadoria de Bill Horrigan, Jennifer Lange e Paulo Venancio Filho. Wexner Center for the Arts, Columbus, Ohio, EUA.
  • Um olhar sobre a coleção. Fundação Clóvis Salgado e Centro Cultural Usiminas, Ipatinga, MG.
  • Conscientia: Latin American Counsciousness, curadoria de Lavínia Diniz Freitas e Alicia Bastos. The Lloyds Club, Londres.
  • 2013-14

  • Amor e ódio a Lygia Clark, curadoria de Magda Kardasz. Zacheta National Gallery of Art, Warsóvia, Polônia.
  • 2012-13

  • Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, 4a Edição. Casa França-Brasil (Rio de Janeiro), Usina do Gasômetro (Porto Alegre), Palácio da Instrução (Cuiabá), MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, São Paulo), Forte de São José (Macapá) , Associação Comercial (Maceió), Palácio das Artes (Belo Horizonte).
  • 2012

  • O Museu Sensível: Uma Visão da Produção de Artistas Mulheres na Coleção do MARGS, curadoria de Gaudêncio Fidelis. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre.
  • Instável, curadoria de Douglas de Freitas. Paço das Artes, São Paulo.
  • Mostra SESC de Artes, curadoria de Juliana Okuda. SESC Ipiranga, São Paulo.
  • 2011

  • Viewpoint, curadoria de Natalia Zuluaga. The Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami, EUA.
  • Unresolved Circumstances: Video Art from Latin America, curadoria de Cecília Fajardo-Hill e Idurre Alonso. MOLAA – Museum of Latin American Art in California, Long Beach, EUA.
  • Quiet Attentions: Departure from Women, curadoria de Mizuki Takahashi. Art Tower Mito Contemporary Art Center, Mito-Shi, Japão.
  • Sismógrafo, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti. Palácio das Artes, Belo Horizonte.
  • Assim é, se lhe parece, curadoria de Priscila Arantes e Cláudio Cretti. Paço das Artes, São Paulo.
  • 2010-11

  • The More Things Change, curadoria de Rudolf Frieling. SFMOMA, São Francisco, EUA.
  • 2010

  • TOUCHED: Liverpool Biennial International 10 Exhibition, curadoria de Lorenzo Fusi. Liverpool, Reino Unido.
  • Paralela 2010, curadoria de Paulo Reis. Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo.
  • Meeting Point, curadoria de Earl Miller. Kenderdine Art Gallery, Saskatoon, Canadá.
  • Coisário: Cassino-Museu, curadoria de Marconi Drummond. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.
  • Paisagem Incompleta, curadoria de Jacopo Crivelli Visconti. Palácio das Artes, Belo Horizonte.
  • Livro Acervo, curadoria de Arthur Lesher e Leonora de Barros. Paço das Artes, São Paulo.
  • Signo y Sintoma: Dibujo en el Campo Expandido, curadoria de María del Carmen Carrión. Ceroinspiración Arte Contemporáneo, Quito, Equador.
  • 2009

  • KURS: The Lake, curadoria de Andreas Brogger. Vestsjaellands Kunstmuseum, Soro, Dinamarca.
  • Desenhos (Drawings): A-Z, curadoria de Adriano Pedrosa. Museu da Cidade, Lisboa, Portugal.
  • Arte Frágil, Resistências, curadoria de Lisbeth Rebollo. MAC Ibirapuera, São Paulo.
  • Communism of Forms, curadoria de Earl Miller e Fernando Oliva. Art Gallery of York University, Toronto, Canadá.
  • Meeting Point, curadoria de Earl Miller. Doris McCarthy Gallery, Toronto, Canadá.
  • 2008-09

  • Nova Arte Nova, curadoria de Paulo Venancio Filho. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo.
  • 2008

  • Blooming: Brasil-Japão, o seu lugar, curadoria de Yoko Nose. Toyota Municipal Museum of Art, Toyota Aichi, Japão.
  • Paralela 2008: de perto e de longe, curadoria de Rodrigo Moura. Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo.
  • This is not a void, curadoria de Jens Hoffmann. Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • Worlds on Video, curadoria de Anita Beckers. Palazzo Strozzi, Florença, Itália.
  • Procedente>MAP: novas aquisições, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.
  • 2007

  • Panorama da Arte Brasileira, curadoria de Moacir dos Anjos. Museu de Arte Moderna de São Paulo.
  • Iberoamérica Global: entre la globalización y el localismo, curadoria de Lorena e Dennys Mattos. Casa de América, Madri, Espanha.
  • Nuit Blanche, curadoria de Rhonda Corvese. Toronto, Canadá.
  • Extra(ordinary): New Art from Brasil, curadoria de Earl Miller. York Quay Centre, Toronto, Canadá.
  • VI Bienal de Artes Visuais do Mercosul, módulo Conversas, curadoria de Alejandro Cesarco, Porto Alegre.
  • Desenhar é um verbo, curadoria de Adriano Pedrosa. Coleção Madeira Corporate Services, Ilha da Madeira, Portugal.
  • 2006

  • Paralela 2006, curadoria de Daniela Bousso. Pavilhão Armando de Arruda Pereira, Parque do Ibirapuera, São Paulo.
  • Geração da Virada – 10 + 1, curadoria de Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo.
  • Zoo Portfolio, curadoria de Adriano Pedrosa. Zoo Art Fair, Regent’s Park, Londres, Reino Unido.
  • Situ/ação: aspectos do documentário contemporâneo, curadoria de Paula Alzugaray. Galeria Vermelho, São Paulo.
  • Con los ojos del otro, curadoria de Agnaldo Farias. Centro Cultural de Espanha, Montevidéu, Uruguai.
  • Videometry: Video as Measuring Device in Contemporary Brazilian Art, curadoria de Paula Alzugaray. Galeria Dels Àngels, Barcelona, Espanha.
  • Exposição de verão, Silvia Cintra Galeria de Arte, Rio de Janeiro.
  • 2005

  • 51a Bienal de Veneza – Always a Little Further, curadoria de Rosa Martínez. Arsenale, Veneza, Itália.
  • Art Perform, curadoria Jens de Hoffmann. Art Basel Miami Beach, Miami, EUA.
  • Abre Alas, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro.
  • 2004

  • Vol., curadoria de Fernando Oliva. Galeria Vermelho, São Paulo.
  • Fragmentos e souvenirs paulistanos, curadoria de Adriano Pedrosa. Galeria Luisa Strina, São Paulo.
  • Obra colecionada 1943-2003, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.
  • 2003

  • I Bienal de Praga – Peripheries Become the Center, curadoria de Jens Hoffmann. Veletrzní Palác, Praga, República Tcheca.
  • Ok Video. Jakarta Video Art Festival 2003, Galeri Nasional Indonesia, Jacarta, Indonésia.
  • 2000-01

  • Programa Rumos Visuais 1, Instituto Itaú Cultural, São Paulo, Recife e Fortaleza.

Coleções Públicas

     

    Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte.

    Cisneros Fontanals Art Foundation, Miami.

    Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Porto Alegre.

    SFMOMA, São Francisco, EUA.

    Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte.

    Museu da Cidade de São Paulo, São Paulo.

    Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto.

Bibliografia

    2014

  • Chris Stults (autor), Jennifer Lange, Bill Horrigan e Paulo Venancio Filho (ed). Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. Columbus: Wexner Center for the Arts, 2014.
  • 2013

  • Laura Belém. Textos de Rafael Vogt Maia Rosa, Lorenzo Fusi e Rodrigo Moura. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
  • 2012

  • Hossein Amirsadeghi e Catherine Petitgas (ed.), Contemporary Art Brazil. Thames and Hudson, London, 2012.
  • 2010

  • TOUCHED: Liverpool Biennial International 10 Exhibition. Cornerhouse, Manchester, Inglaterra, 2010.
  • 2008

  • Blooming: Brasil-Japão, o seu lugar. Toyota Municipal Museum of Arts. Toyota City, Japão, 2008.
  • 2007

  • Geração da Virada 10 + 1: os anos recentes da arte brasileira. Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2007.
  • 2006

  • PEDROSA, Adriano (org.). Desenhos [drawings]: A – Z. Coleção [Art Colection] Madeira Corporate Services. Lisboa: Soartes, 2006.
  • Con los ojos del otro. Texto de Agnaldo Farias. Centro Cultural de España, Montevidéu, Uruguai. (Catálogo da exposição).
  • MOURA, Rodrigo. Review: Laura Belém / Centro Universitário Maria Antonia. In: Flash Art International. V.XXXIX, n.246, January-February 2006. P.104.
  • Future Greats 2005. In: Art Review. December/January 2006, International Edition. V.3, n.12. P.82.
  • 2005

  • Jens Hoffmann & Joan Jonas, Perform. Thames and Hudson, London, 2005.
  • MILLER, Earl. Review: 51st Venice Biennale. In: C-Magazine – International Contemporary Art. Issue 88, Winter 2005.
  • OLIVA, Fernando. Crítica / Review: Laura Belém. In: Lapiz – Revista Internacional de Arte. Año XXIV, n.217, 2005, p.85.
  • ALZUGARAY, Paula. Bienal Feminista. In: Istoé. N.1866, 20 de julho de 2005. P.90-93.
  • Always a little further. La Biennale di Venezia 2005 – 51st International Art Exhibition. P.34-39. (Catálogo da exposição).
  • CONNOLLY, Maeve. In conversation: experience and alterity at the 51st Venice Biennale. In: Contemporary. Issue 74, Venice Biennale, 2005. P.22-24.
  • 2004

  • Bolsa Pampulha 2003-2004: 27o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte / organização Rodrigo Moura; tradução Veronica Cordeiro e Alberto Dwek. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2004.
  • Fragmentos e souvenirs paulistanos. Adriano Pedrosa (org.). São Paulo: Galeria Luisa Strina, 2004. (Catálogo da exposição).
  • The Next Documenta should be curated by an artitst. Jens Hoffmann (ed.). Frankfurt: Revolver Archiv für aktuelle Kunst, 2004. P.16-17.
  • 2003

  • Prague Biennale 1: peripheries become the center. Milão: Ottavio Capriolo, 2003. P.130-133. (Catálogo da exposição).
  • MOURA, Rodrigo. Beyond sculpture: new perspectives on space in Brazil. In: Flash Art International. V.36, n.230, May-June 2003. P.118-121.
  • OK Video. Jakarta Video Art Festival 2003. Jakarta: Ruangrupa, 2003. P.90 e 106. (Catálogo do festival).
  • 2002

  • Projeto Pampulha. Texto de Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2002. (Folheto da exposição).
  • 1999

  • Catálogo da exposição coletiva na Celma Albuquerque Galeria de Arte. Texto de Lisette Lagnado. Belo Horizonte: Celma Albuquerque Galeria de Arte, 1999.

2011

  • Laura Belém: A Outra Paisagem

2008

2006

  • Corpo em Campo. 01 Novembro — 17 Dezembro 2017 São Paulo, BR.
  • . Sábado 16 Setembro 2017 São Paulo, BR.
  • Permissão para falar. 07 Fevereiro — 09 Abril 2017 Rio de Janeiro, BR.
  • Transparência e Reflexo. 07 Setembro — 30 Outubro 2016 São Paulo, BR.
  • A spear, a spike, a point, a nail, a drip, a drop, the end of the tale.. 03 Setembro — 05 Novembro 2016 Amsterdam, NL.
  • Histórias Curtas. 19 Julho — 21 Agosto 2016 Rio de Janeiro, BR.
  • DentroFora | Vol.2: Forma. 31 Março — 30 Abril 2016 São Paulo, BR.
  • Esforço-Desempenho. 02 Fevereiro — 03 Março 2016 Rio de Janeiro, BR.
  • Conversa com Maria Angélica Melendi. Sábado 07 Novembro 2015 Belo Horizonte, BR.
  • Ilha Restaurante. 24 Outubro — 22 Novembro 2015 Belo Horizonte, BR.
  • Laura Belém. Quarta 12 Agosto 2015 Belo Horizonte, BR.
  • Hoje tem Cine. 05 Agosto — 06 Setembro 2015 Belo Horizonte, BR.
  • O Espírito de Cada Época. 16 Maio 2015 — 15 Maio 2016 Ribeirão Preto , BR.
  • Anekdota. 10 Maio — 20 Outubro 2015 São Paulo, BR.
  • Procura-se. 07 — 12 Abril 2015 São Paulo, BR.
  • Frestas – Trienal de Artes. 24 Outubro 2014 — 08 Fevereiro 2015 Sorocaba, BR.
  • Limited Visibility – Contemporary Art from Latin America. Notícia, 03 Outubro 2014 — 04 Janeiro 2015 Raleigh, US.
  • Conscientia: Latin American Consciousness. Notícia, 11 Junho — 10 Setembro 2014 Londres, GB.
  • Cruzamentos: Contemporary Art In Brazil. 01 Fevereiro — 02 Abril 2014 Ohio, US.
  • Love and Hate To Lygia Clark. 13 Dezembro 2013 — 23 Fevereiro 2014 Varsóvia, PL.
Links
Voltar ao Topo