Leonor Antunes






casa, modo de usar
discrepancies with C.R.
uncertainty and delight in the unknown I (Balfron Tower), 2007
your private sky
duplicate
55 ocatedros (55 octahedrons)
Vista da instalação. Exposição coletiva: The language of less, MCA, Chicago, 08.10.11—15.04.12.
Vista da exposição individual: discrepancies with M.G
chaine des triangles entre rodez a vernet
the surface of a room on which one stands
dwelling place
original is full of doubts
1763-2008
Sculptures for Travelling
Vista da exposição: the paralell bars
Vista da exposição: assembled, moved, re-arranged and scrapped continuously

Nascida em 1972, Lisboa, Portugal.
Vive e trabalha em Berlim e Lisboa.

Educação

    1992/93

  • Primeiro ano do curso de Cenografia da Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa. Portugal.
  • 1993/98

  • Licenciatura em Artes Visuais – Escultura, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Portugal.

Exposições Individuais

    2017

  • the frisson of the togetherness, Whitechapel Gallery, Londres, Inglaterra.
  • Discrepancies with G.G, Tensta Konsthall, Estocolmo, Suécia.
  • Acrotonie, Air de Paris, Paris, França.
  • 2016

  • If I can’t Dance, I don’t Want to be part of your Revolution, If I Can't Dance, Amsterdam, Holanda.
  • Leonor Antunes, Villa André Bloc, Meudon, França.
  • a spiral staircase leads down to the garden, SFMOMA San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, EUA.
  • 2015

  • I Stand Like a Mirror Before You, KIOSK, Ghent, Bélgica.
  • I Stand Like a Mirror Before You, New Museum, Nova York, EUA.
  • Salão Nobre do Teatro Nacional, Porto, Portugal.
  • CAPC musée d'art contemporain de Bordeaux, França.
  • 2014

  • PAMM Pérez Art Museum, Miami, EUA.
  • 2013

  • the last days in chimalistac, Kunsthale Basel, Basiléia, Suíça.
  • a linha é tão fina que o olho apesar de aramado com uma lupa, imagina-a ao invés de vê-la, Kunsthalle Lissabon, Lisboa, Portugal.
  • Raumplan, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • the space of the window, artist’s choice, collection of the Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França.
  • 2012

  • l’hazard et l’enemie de tous les metres, with 'more publishers', de Vleesaal, Middelsburg, Holanda.
  • l’hazard et l’enemie de tous les metres, solo project with 'more publishers', PaperView, Porto Maus Hábitos, Portugal.
  • sculptures for travelling, Kunstverein Harburger Banhof, Hamburg, Alemanha.
  • parallel bars, Galerie Air de Paris, Paris, França.
  • assembled, moved, re-arranged and scrapped continuously, Marc Foxx Gallery, Los Angeles, EUA.
  • discepanices with T.P., ARCO Solo Projects, Madri, Espanha.
  • discrepancies with M.G., Nilufar, Milão, Itália.
  • 2011

  • villa, how use use, Kunstverein Düsseldorf, Düsseldorf, Alemanha.
  • discrepancies with M.G., Museo El Eco, Cidade do México, México.
  • walk around there, look through here, Museo Reina Sofía, Madri, Espanha.
  • casa, modo de usar, Serralves Museum, Porto, Portugal.
  • floor, L40, Berlim, Alemanha.
  • modern day (from the collection Joelle Roma), Studio Krimm, Berlim, Alemanha.
  • 2008

  • original is full of doubts, Le Credac Centre d’art contemporain Ivry Sur Seine, Paris, França.
  • 1763/2008, Galerie Isabella Bortolozzi, Berlim, Alemanha.
  • architectura, Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro, Brasil.
  • villa A 7812, Chiado 8, Fidelidade Seguros, Culturgest, Lisboa, Portugal.
  • 2007

  • dwelling place, Associazione Barriera, Turin, Itália.
  • the space of the window, Galerie Air de Paris, Paris, França.
  • uncertainty and delight in the unknown, Dicksmith Gallery, Londres, Inglaterra.
  • 2006

  • your private sky, Isabella Bortolozzi Galerie, Berlim, Alemanha.
  • 2005

  • duplicate, Kunstlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha.
  • 2004

  • apotoméus, Casa da Cerca, Almada, Portugal.
  • 2003

  • fichet, Culturgest, Caixa Geral de Depósitos, Porto, Portugal.
  • 2002

  • 20th Calçada da Estrela (front door), Galeria Lisboa 20, Lisboa, Portugal.
  • ante-sala, Museum of Antique Art, Lisboa, Portugal.
  • 2000

  • home is where you are (instalação em espaço público), Norwich, Inglaterra.
  • 1998

  • circus rope, Staatliche Akademie der Bildenden Kunste, Karlsruhe, Alemanha.
  • step by step, Staatliche Akademie der Bildenden Kunste, Karlsruhe, Alemanha.

Exposições Coletivas

    2017

  • Condemned to be Modern, LAMAG Los Angeles Municipal Art Gallery, Los Angeles, EUA.
  • Ways of the hand, Maisterravalbuena, Lisboa, Portugal.
  • 57a Bienal de Veneza, Itália.
  • 2016

  • "ouvres de la collection du CAPC", CAPC, Bordeaux, França.
  • "Ficciones y territorios: Arte para pensar la nueva razón del mundo", Museo Reina Sofia, Madri, Espanha.
  • “Conversas: arte portuguesa recente na coleção de Serralves”, Museu Serralves, Porto, Portugal.
  • Leonor Antunes, Haris Epaminonda, Bethan Huws, Barbara Gross Gallery, Munique, Alemanha.
  • "Another Reality. After Lina Bo Bardi", Stroom den Haag, Haia, Holanda.
  • “sem saber quando virá o amanheçer”, Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro, Brasil.
  • “Introduction series”, If I can’t Dance I don’t want to be part of your revolution”, Cygnus Gymnasium, Amsterdam, Holanda.
  • “Geographies of Dust and Air”, Mary Mary Gallery, Glasgow, Escócia.
  • “from here to there, Kurimanzutto travels to Jessica Silverman Gallery", São Francisco, EUA.
  • Houses jn the CAM Collection, CAM Centro de Arte Moderna, Fundação Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
  • 2015

  • Function Follows Vision, Vision Follow Reality, Kunsthalle Wien, Viena, Áustria.
  • Slip of the Tongue, Punta della Dogana, Veneza, Itália.
  • 12a Bienal de Sharjah, Sharjah Art Foundation, EAU.
  • 2014

  • 8a Bienal de Berlim, KW, Berlim, Alemanha.
  • Behind the super square, Bronx Museum, Nova York, EUA.
  • Ökonomie der Aufmerksmkeit, Kunsthalle Wien, Viena, Áustria.
  • Pier 54, High Line, Nova York, EUA.
  • 2013

  • Decorum, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França.
  • Topo Dendro Philia, Pillar Corrias Gallery, Londres, Inglaterra.
  • Textiles, Open Letter, Museum Abteiberg, Monchengladbach, Alemanha.
  • Fellbach Trienniale, Alemanha.
  • Decorum, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França.
  • Reading Danse, Le C.N.E.A.I., França.
  • Conceptual Tendencies 1960s to Today II. Body, Space, Volume., Daymler Crysler, Berlim, Alemanha.
  • After, Gallery JGM, Paris, França.
  • Sentodo de deriva – Obras da colecção da Caixa Geral de Depósitos, Culturgest, Porto, Portugal.
  • 2012

  • Weights and Measures, Eleven Rivington Gallery, Nova York, EUA.
  • in situ, IAC Institut d’Art Contemporain Villeurbane, Rhône-Alpes, França.
  • livros de artista, Fundação Calouste Gulbenkian Fondation, Lisboa, Portugal.
  • Man in the Holocene, MIT List Visual Arts Center, Cambridge, EUA.
  • Das Gleiche nochmal anders- über die Unmöglichkeit der Wiederholung, Galerie A. Kaufmann, Berlim, Alemanha.
  • 2011

  • a form is simply something which allows something else to be transported from one site to the other, Murray Guy Gallery, Nova York, EUA.
  • the language of less (then and now), Museum of Contemporary Art, Chicago, EUA.
  • next season, Marc Foxx Gallery, Los Angeles, EUA.
  • Pas De Rapport Morceaux Choisis, Galerie de L'Erg, Bruxelas, Bélgica.
  • Zona letal espaço vital, obras da colecção da CGD, Portugal.
  • Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Elvas, Portugal.
  • Provas de cor / trabalhos da coleção EDP, Museu da Imagem em Movimento, Leiria, Portugal.
  • 2010

  • Alongside – Leonor Antunes e Amalia Pica, Marc Foxx Gallery, Los Angeles, EUA.
  • Art Feature with Carol Rama, Art Basel, Galerie Isabella Bortolozzi.
  • the sounds inside my mind, Gallery Nathalie Seroussi, Paris, França.
  • Chambres a part 4, La reserve Paris, Paris, França.
  • Rehabilitation' ,Wiels Contemporary Art Centre Bruxelas, Bélgica.
  • Arte Y Investigation 09, Centro Cultural de Montehermoso, Victoria Gasteiz, Espanha.
  • Le Carrillon de Big Ben, Le Credac, Ivry Sur Seine, Paris, França.
  • per form, Francesca Pia Gallery, Zurique, Suiça.
  • CAPC or Life in the Grip of Art, CAPC, Bordeaux, França.
  • Le Carillon de Big Ben, Galerie des Multiples, Paris, França.
  • 2009

  • Drawing Sculpture, Daimler Contemporary, Berlim, Alemanha.
  • La importancia del Pez Cebra, Gallery Parra& Romero, Madri, Espanha.
  • La Recherche I, Galerie Air de Paris, Paris, França.
  • The Actuality of the Idea, Gallery Stuart Shave Modern Art, Londres, Inglaterra.
  • Beaufort 03, Oostende/Knokke, Bélgica.
  • The Thing, Cultural Centre Mechelen, Bélgica.
  • Itenerarios 07-08, Fundacion Marcelino Botín, Santander,Espanha.
  • 2008

  • Phoenix VS Babel, Fondation Paul Ricard, Paris, França.
  • Transformational grammars, Galeria Francesca Kaufmann, Milão, Itália.
  • Articulações, Fábrica da Cerveja, Faro, Portugal.
  • 2007

  • Acquisitions récentes, Musée d'Art moderne de la Ville de Paris, França.
  • Minimalism and Applied, DaimlerChrysler, Haus Huth, Berlin, Alemanha.
  • Oú? Scènes du Sud: Espagne, Italie, Portugal, Carré d’Art, Musee d’Art Contemporain, Nimes, França.
  • 2006

  • Public – une retro perspective, Public, Paris, França.
  • 1:1 Leonor Antunes e Didier Fiuza Faustino, Fundação Serralvesno Pavilhão de Portugal, Coimbra, Portugal.
  • 51 Avenue de Iéna, Centre Culturel Calouste Gulbenkian, Paris, França.
  • 2005

  • Le principe de incertitude, Public, Paris, França.
  • Seducidos por el acidente, Fundación Luis Seoane, La Coruña, Espanha.
  • Untitled, Kunstlerhaus Bethanien, Berlim, Alemanha.
  • Ticket 9, Gallery Carlier Gebauer, Berlim, Alemanha.
  • Outras arquitecturas, outras alternativas, outros artistas, Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal.
  • Prémios EDP, Centro Cultural da Cidade de Tavira, Portugal.
  • 2004

  • Europeen space, Sculpture Quadriennal Riga’s City Museum, Riga, Letônia.
  • 2003

  • Tabaqueira Art Prize, Casa dos Bicos, Lisboa, Portugal.
  • a dois, Museu Francisco Tavares Proença Junior, Castelo Branco, Portugal.
  • continuação 5, alguns fragmentos do universo, Centro Cultural Sines, Sines, Portugal.
  • Bienal da Maia, Maia, Portugal.
  • Colecção de Arte Contemporânea da Caixa Geral de Depósitos, MEIAC, Badajoz, Espanha.
  • Crussed objects, Experimenta Design, FIL, Lisboa, Portugal.
  • Outras alternativas, Museo de Vigo Museum, Espanha.
  • 2002

  • Arte Público, Museu de Arte contemporânea Serralves, Porto, Portugal.
  • culturgest collection, Culturgest, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Portugal.
  • interpress exibit A, Edifício Interpress, Lisboa, Portugal.
  • See you at the Premiere-Fair, Kongresszentrum, Berlim, Alemanha.
  • 2001

  • Disseminações, Culturgest, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Portugal.
  • City Desk Prize, Centro Cultural de Cascais, Cascais, Portugal.
  • Arte Público, daily newspaper.
  • União Latina Prize, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa, Portugal.
  • Squatters/Ocupações, Serralves House, Porto, Portugal.
  • Introdução, Electricity Museum, EDP, Lisboa, Portugal.
  • situation zero, Yerba Buena Center for the Arts, San Francisco, EUA.
  • Lisboa Capital do Nada, arte pública em Marvila, Lisboa, Portugal.
  • 2000

  • Noah is going to London, Norwich Gallery, Norwich, Inglaterra.
  • Microart, livrarias Assírio Liquida, Bulhosa e Livreiros, Barata, Bucholz, Lisboa, Portugal.
  • O impulso pedestre, Arte Ibérica magazine, Reality Check, Ano 4, nº35, Maio.
  • Microart, Expo 2000, Hannover, Alemanha.
  • Olhar da Contemporaneidade, Art Attack projeto em Lisboa, Palácio Rosa, Lisboa, Portugal.
  • Alquimías das Artes, S. Francisco Monastery, Coimbra, Portugal.
  • Southern Exposure, ZDB gallery, San Francisco, EUA.
  • Plano XXI, Glasgow, Escócia.
  • Contaminantes Comunicantes, 10 artistas + 10 arquitetos, Sociedade Nacional de Artes Plásticas, Lisboa, Portugal.
  • Depósito, Casa de Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal.
  • 1999

  • Foot Notes, Museu de Cerâmica Caldas da Rainha, Art Attack, Caldas da Rainha, Portugal.
  • Wc Container, Porto, Portugal.
  • WorkShop Suey II, Jardins Amadora, Portugal.
  • Bienal da Maia, Maia, Portugal.
  • 7 artistas ao 10º mês, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa, Portugal.
  • Os eléctricos que vão para Antuérpia (instalação em espaço público), Rua da Conceição, tram line nº 28, Lisboa, Portugal.
  • Outro Manual de Uso, Número Magazine, nº 4.

Coleções Públicas

     

    Coleção Tate, Inglaterra.

    Coleção Daimler, Stuttgart, Alemanha.

    Associação Nacional de Farmácia, Lisboa, Portugal.

    CAM, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

    Yerba Buena Center for the Arts, São Francisco, EUA.

    Culturgest, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Portugal.

    Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, França.

    Frac Marseille, França.

    Fnap (Fonds National d'Arts Contemporains), França.

    Museo Reina Sofía, Madri, Espanha.

    Frac Aquitaine, França.

    Coleção PLMJ, Lisboa, Portugal.

    Coleção Serralves, Oporto, Portugal.

    Fiorucci Art Trust, Londres, Inglaterra.

    SFMOMA, San Francisco Museum of Modern Art, EUA.

    Perez Art Museum, Miami, EUA.

    Coleção Jumex, México.

    Coleção Coppel, México.

    CAPC, Musee d’art Contemporain, Bordeaux, França.

Bibliografia

     

    Publicações:

    2016

  • "the last days in chimalistac", Kunsthalle Basel, Fundação Calouste Gulbenkian & BOM DIA BOA TARDE BOA NOITE.
  • 2015

  • "I Stand Like a Mirror Before You", New Museum, New York.
  • 2012

  • Leonor Antunes", Emmanuelle Lequeux, Le Monde n°20978, Lundi 2 Juillet 2012, p.17.
  • Sculptors discuss Sculpture,Jennifer Higgie, Frieze n°147, May 2012, p.204-216.
  • Brooke Hodge, Seeing Things/Leonor Antunes, Tactile Minimalist, The New-York Times, April 26,2012.
  • 2011

  • Frederic Montornés,Restos de vida, Exit Express n°58, Avril/Mai 2011.
  • Néo-modernes?, L'art Même n°50,Mars/Mai 2011, p.9.
  • Quinn Latimer, Frieze, November/December 2011, p.151.
  • 2010

  • 1785-87-90 – 2010, livro de artista. Edição de 200.
  • Carte blanche à Leonor Antunes, Mecca, n° 3, 2009.
  • Leonor Antunes, Artist Project, Mousse, issue 26, November 2010.
  • Doris von Drathen, Of "World Lines" and Other Forgotten Voices; Nuria Enguita Mayo, Perturbing.
  • Vision: A Leonor Antunes Portfolio, Afterall, n° 24, summer 2010, pp. 89-106.
  • Leonor Antunes, The spherical space of James Benning, May, n° 4, 06/2010, pp. 210-211.
  • Roxana Azimi, Fusion des générations, Le Journal des Arts, n° 327, du 11juin au 24 juin 2010.
  • Catherine Taft, Review, Artforum, May 2010, pp. 259-260.
  • 2009

  • Clément Dirié, La tentation de l'architecture, Archistorm, n° 39, nov/déc. 2009, pp. 128-129.
  • Interview conducted by Elein Fleiss, I arrived in Rio on march 5, 2008, Les Cahiers Purple n°1, p. 270-274.
  • Dieter Roelstraete, A propos and around the work of Leonor Antunes, Les Cahiers Purple n°1, p122-124.
  • Bénédicte Ramade, Re-moderne, 02, n° 49, printemps 2009, pp. 15-18.
  • 2008

  • Oscar Faria, Duas exposicoes relevantes de artistas portugueses em Paris, ipsilon.publico.pt.
  • Claire Moulène, Expos, Les Inrockuptibles, n° 680, 9 décembre 2008, p. 77.
  • Manuela Synek, O observador no centro da obra, Umbigo, n° 24, mars 2008.
  • Dwelling place, catalogo, edition of 500. editado por Associazione Barriera, Torino. Impresso na Alemanha. Desenhado por Manuel Raeder, texto por Aurelie Voltz.
  • 2007

  • the space of the window, livro de artista, Edição de 8+2AP. Impresso em Maia, Portugal.
  • 2006

  • Aurélie Voltz, Review, Flash Art, juin 2006.
  • 2005

  • duplicate, livro de artista, edição de 1000. Editado pela Kunstlerhaus Bethanien em Berlin, Alemanha. Colaboração com Pedro Falcão. Textos por Doris von Drathen e Marianne Lanavere.
  • 2004

  • apotoméus, edição de 700. Editado pela Casa da Cerca e impresso em Lisboa, Portugal. Colaboração com Pedro Falcão. Texto por Ricardo Nicolau.
  • 2002

  • ante-sala, artist book, edição de 500. Editado pela Fundação EDP e impresso em Lisboa, Portugal. Colaboração com Pedro Falcão.
  • 2000

  • the city walker, livro de artista, edição de 350. Imprenso em Norwich, United Kingdom.

2013

  • the frisson of the togetherness. 03 Outubro 2017 — 08 Abril 2018 Londres, GB.
  • Condemned to be Modern. 10 Setembro 2017 — 28 Janeiro 2018 Los Angeles, US.
  • Discrepancies with G.G. 01 Junho — 24 Setembro 2017 Estocolmo, SE.
  • 57a Bienal de Veneza. 13 Maio — 26 Novembro 2017 Veneza, IT.
  • Acrotonie. 04 Fevereiro — 25 Março 2017 Paris, FR.
  • If I Can’t Dance, I Don’t Want To Be Part Of Your Revolution. 24 Novembro — 11 Dezembro 2016 Amsterdam, NL.
  • If I can’t Dance, I don’t Want to be part of your Revolution. 24 Novembro — 11 Dezembro 2016 Amsterdam, NL.
  • New Works. 14 Maio — 02 Outubro 2016 São Francisco, US.
  • Another Reality. After Lina Bo Bardi. 23 Abril — 03 Julho 2016 Haia, NL.
  • The Pliable Plane. 27 Novembro 2015 — 17 Abril 2016 Bordeaux, FR.
  • I Stand Like a Mirror Before You. 19 Setembro — 15 Novembro 2015 Gent, BE.
  • I Stand Like a Mirror Before You. 24 Junho — 06 Setembro 2015 Nova York, US.
  • Artigas. 13 Junho — 12 Julho 2015 Porto, PT.
  • Presque rien. 05 Junho — 31 Julho 2015 Paris, FR.
  • Function Follows Vision, Vision Follow Reality. 27 Maio — 23 Agosto 2015 Viena, AT.
  • Slip of the Tongue. 12 Abril — 31 Dezembro 2015 Veneza, IT.
  • Bienal de Sharjah 12: O passado, o presente, o possível. 05 Março — 05 Junho 2015 Sharjah, AE.
  • A secluded and pleasant land. in this land I wish to dwell. Notícia, 21 Agosto 2014 — 18 Janeiro 2015 Miami, US.
  • 8th Berlin Biennale. Notícia, 29 Maio — 03 Agosto 2014 Berlim, DE.
  • Beyond the Supersquare. Notícia, 01 Maio 2014 — 11 Janeiro 2015 Nova York, US.
Links
Voltar ao Topo