Marepe






Embutido Sanfona
Escola da vida [School of life]
Sem título
Sem título
A Bica
Metamorfose
Filipinhos
Construção 1
Pinheiros
Você tem fome de quê?
Sem titulo
CÂNONE
Aniversário de Vitória
Rio Fundo
Embutidinho Recôncavo
EMBUTIDO RECÔNCAVO - RECÔNCAVO EMBUTIDO
Sem titulo, 2002-2003
CABEÇA ACÚSTICA
Trouxa V

Nascido em 1970, Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.
Vive e trabalha em Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Exposições Individuais

    2014

  • Galerie Max Hetzler, Berlim, Alemanha.
  • 2013

  • Individual, Anton Kern Gallery, Nova Iorque, EUA.
  • 2010

  • Os últimos verdes. Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • 2009

  • Anton Kern Gallery, New York, EUA.
  • 2008

  • Galerie Max Hetzler, Berlim, Alemanha.
  • 2007

  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Veja meu Bem, Tate Modern, Londres, Inglaterra.
  • 2006

  • Galerie Max Hetzler, Berlim, Alemanha.
  • Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • 2005

  • Marepe: vermelho – amarelo – azul – verde, Centre Pompidou, Paris, França.
  • Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.
  • 2004

  • Sinho, Anton Kern Gallery, New York, EUA.
  • 2002

  • Supletivo Manual é Natal, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • 1995

  • Casco de Cavalo, Galeria ACBEU, Salvador, Brasil.
  • 1994

  • Tem Pastas, Seu Costa? Não Nega Besta, Tem Bostal! Você Gosta? Mas Que Resposta, Seu Costa.
  • Restaurante Cia da Índias, Salvador, Brasil.
  • 1992

  • A Um Palmo Do Nariz, Universidade Federal Da Bahia, Salvador, Brasil.
  • 1990

  • Espelho No Escuro, Centro Cultural Cruz das Almas, Cruz das Almas, Brasil.

Exposições Coletivas

    2014

  • 3ª Bienal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Gambiólogos 2.0 – A gambiarra nos tempos do digital, Belo Horizonte, Brasil.
  • 140 Caracteres – MAM São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • 2012

  • Broken Memories, Sao Paulo, Sao Paulo Biennale, Afro-Brazilian Museum, Salvador, Brasil.
  • The Living Years, Walker Art Center, Minneapolis, MN.
  • 2011

  • Caos e efeito, Itaú Cultural, São Paulo, SP, Brasil.
  • Gigantes por su propia naturaleza, IVAM Instituto Valenciano de Arte Moderna, Valencia, Espanha.
  • Art Basel Miami Beach, Stand K14, Galeria Luisa Strina, Miami, EUA.
  • En Obras, com curadoria de Adriano Pedrosa, Tenerife Espaço de las Artes, Ilhas Canárias, Espanha.
  • 2009

  • Desenhos: A a Z – Colecção Madeira Corporate Service – Pavilhão Branco – Museu da Cidade, Lisboa, Portugal.
  • When Lives Become Form Creative Power From Brazil – Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Hiroshimal, Japão.
  • 2008

  • Collection Agustín et Isabel Coppel, Mexico: Expected/Unexpected – La Maison Rouge, Paris, França.
  • NeoHooDoo: Art for a Forgotten Faith – P.S.1 Contemporary Art Center, Long Island, EUA.
  • Summer Group Show – Galerie Max Hetzler – Zimmerstrasse, Berlim, Alemanha.
  • NeoHooDoo: Art for a Forgotten Faith – Anton Kern Gallery, New York City, EUA.
  • Poética da Percepção – MAM – Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • E-flux Video Rental – Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
  • An Unruly History of the Readymade, Colección Jumex, Ecatepec de Morelos, Mexico.
  • NeoHooDoo: Art for a Forgotten Faith, P.S.1 – Contemporary Art Center, Long Island City, EUA.
  • Expected/Unexpected, La Maison Rouge, Paris, França.
  • When Lives Become Form, MOT Museum of Contemporary Art, Tokyo, Japão.
  • Transformational grammars, Francesca Kaufmann, Milan, Itália.
  • 2007

  • Mono#Chromatics, Galeria Mario Sequeira, Braga, Portugal.
  • Panorama da arte brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Brasil.
  • Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Alien Nation, Manchester Art Gallery, Manchester; Sainsbury Centre for Visual Arts, Norwich, Inglaterra.
  • 2006

  • Alien Nation, ICA – Institute of Contemporary Arts, London, England.
  • E-Flux Video Rental, Arthouse at the Jones Center, Austin, EUA.
  • How to live together, 27th Bienal de São Paulo, Pavilhâo Ciccillo Matarazzo, São Paulo, Brasil.
  • MAM na OCA, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Carbonic Anhydride, Galerie Max Hetzler, Berlim, Alemanha.
  • Busy going crazy – the Sivio Perlstein collection, La Maison Rouge, Paris, França.
  • Videometry, Galeria dels Angels, Barcelona, Espanha.
  • Zones of Contact , 15th Biennale of Sydney, Australia.
  • Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture, Barbican Art Gallery, London; The Bronx Museum of the Arts, New York.
  • 2005

  • Tropicália: A Revolution in Brazilian Culture, Museum of Contemporary Art, Chicago.
  • E-Flux Video Rental, Portikus, Frankfurt/M., Alemanha.
  • Works on Paper, Galerie Max Hetzler, Berlim, Alemanha.
  • How Latitudes become Forms: Arte en la era global, Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey, Mexico.
  • En Route: Via Another Route, Trans-Siberian Train, Moscow to Novosibirsk to Beijing.
  • 2004

  • Harlem Postcards Fall 2004, The Studio Museum in Harlem, New York, EUA.
  • How Latitudes Becomes Forms: Art in A Global Age, Contemporary Arts Museum, Houston, EUA.
  • Special Projects, P.S.1 – Contemporary Art Center, Long Island City, EUA.
  • Impermanêcia e Transitoriedade, Museu de Arte do Espírito Santo, Espírito Santo, Brasil.
  • Fragments and Souvenirs PAULISTANOS – VOL. 1, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • 450 Years, Pinacoteca of São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • 2003

  • 8th Biennale Istanbul, Hagia Sophia Museum, Istanbul.
  • Dreams and Conflicts: The Viewer's Dictatorship, 50th Biennale di Venezia, Veneza, Itália.
  • How Latitudes Becomes Forms: Art in A Global Age, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turin; Walker Art Center, Minneapolis.
  • Exhibition of an Exhibition , Casey Kaplan Gallery, New York, EUA.
  • Gambiarra, Gasworks, Londres, Inglaterra.
  • 2002

  • poT, Galeria Fortes Vilaça, São Paulo, Brasil.
  • Bahia de Todos os Santos, ifa- Insitut für Auslandsbeziehungen, Berlin; Bonn; Stuttgart, Alemanha.
  • ArteFoto, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Caminhos do Contemporâneo 1952 – 2002, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Nefelibatas, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • 25th Bienal de São Paulo, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo, Brasil.
  • Intimidade: Coletiva de Videoarte, Paço das Artes, São Paulo, Brasil.
  • POP Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil.
  • 2001

  • Idéia Coletiva, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo, Brasil.
  • O Fio da Trama, El Museo del Barrio, New York, EUA.
  • Panorama da Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo; Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.
  • Coleções II, Galeria Luisa Strina, São Paulo, Brasil.
  • 2000

  • Film do Milênio, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • Terceira Semana Furlanetto, Espaço Cultural Fernando Arrigucci, São Paulo, Brasil.
  • Brasilidades, Centro Cultural Light, Rio de Janeiro, Brasil.
  • 26th Biennial of Pontevedra, Pontevedra (catalogue), Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha.
  • 1999

  • 2nd Bienal Mercosul, Porto Alegre, Brasil.
  • Guarene Arte 99, Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Turin, Itália.
  • Objetos Anos 90, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, Brasil.
  • Espaço Bahia 2000, Casa Cor Bahia, Salvador, Brasil.
  • Os 90, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Nordestes, SESC Pompéia, São Paulo, Brasil.
  • 1998

  • Bienal da Gravura, Curitiba, Brasil.
  • 1st Salão de Arte Pampulha, Belo Horizonte, Brasil.
  • Além do Arco Íris, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil.
  • Vista assim do Alto mais Parece um Céu no Chão, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.
  • 1997

  • The Other Modernism, Das Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha.
  • 6th Salão da Funart, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil.
  • 1996

  • Antartica Artes Com A Folha, Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil.
  • Arte Construtora, Ilha da Pólvora, Porte Alegre, Brasil.
  • 1995

  • Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, Brasil.
  • 3rd Bienal do Recôncavo, Centro Cultural Dannemann, São Felix, Brasil.
  • 1993

  • 2nd Bienal do Recôncavo, Centro Cultural Dannemann, São Felix, Brasil.
  • 1992

  • Lateinamerika Woche, Bad Berleburg, Alemanha.
  • 1991

  • 1st Bienal do Recôncavo, Centro Cultural Dannemann, São Felix, Brasil.

Coleções Públicas

     

    Ellipse Foundation, Alcoitão, Portugal.

    Inhotim Centro de Arte Contemporânea, Brumadinho, Belo Horizonte, Brasil.

    mam – Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil.

    The Museum of Modern Art, New York, USA.

    Tate Collection, London, U.K.

Bibliografia

    2007

  • Galerie Max Hetzler, Galeria Luisa Strina, Holzwarth Publications (Ed.): Marepe, Berlin Rosa Olivares (Ed.): 100 Latin American Artists, Madrid 2007.
  • 2006

  • Galerie Max Hetzler (Ed.): Carbonic Anhydride, Berlin 2006.
  • John Gill, Jens Hoffmann, Gilane Tawadros (Ed.): Alien Nation, ICA – Institute of Contemporary Arts et al., Ostfildern-Ruit 2006.
  • Fundação Bienal de São Paulo (Ed.): 27th Bienal de São Paulo. How to live together, São Paulo 2006.
  • 2005

  • Museu de Arte da Pampulha (Ed.): Marepe, Belo Horizonte 2005.
  • Carlos Basualdo (Ed.): Tropicália. A Revolution in Brazilian Culture, Museum of Contemporary Art, São Paulo 2005.
  • Galerie Max Hetzler (Ed.): Works on Paper, Berlin 2005.
  • 2002

  • Iris Lenz (Ed.): Bahia de Todos os Santos. Schwarze Götter, weiße Heilige, ifa – Institut für Auslandsbeziehungen, Stuttgart 2002.
  • Galeria Luisa Strina (Ed.): Marepe, São Paulo 2002.
  • 2001

  • Fátima Bercht (Ed.): O Fio da Trama / The thread unraveled. Contemporary Brazilian Art.
  • El Museo del Barrio, New York 2001.
  • 2000

  • Fafá Noronha: Terceira Semana Fernando Furlanetto, Espaço Cultural Fernando Arrigucci, São Paulo 2000.
  • Fernando Cocchiarale: Os 90, Paço Imperial, Rio de Janeiro 2000.

2010

2007

  • Nécessaire, Nécessaire Nécessaire, Desnécessaire Desnécessaire, Desnécessaire

2006

2002

  • Notícias da Lagoa [News from the Lagoon]. Notícia, 13 Setembro — 25 Outubro 2014 Berlin, DE.
  • Gambiólogos 2.0 – A gambiarra nos tempos do digital. Notícia, 10 Junho — 17 Agosto 2014 Belo Horizonte, BR.
  • 3ª Bienal da Bahia. 29 Maio — 07 Setembro 2014 Salvador, BR.
  • 140 Caracteres. 28 Janeiro — 16 Março 2014 São Paulo, BR.
Links
Voltar ao Topo