Contente Tende A Infinito

August 08 — September 09 2006
Exposição no 1º piso






CARLOS CONTENTE A Galeria Luisa Strina apresenta a primeira exposição individual do artista carioca Carlos Contente em São Paulo, a partir do dia 08 de agosto. Em “Contente tende a infinito”, o artista apresenta quarenta trabalhos, entre desenhos sobre parede, lona e papel, cadernos de artista e pintura. A maior parte das obras expostas será produzida na própria galeria, durante os dias que antecedem a abertura da mostra.

As obras de Contente são marcadas pela ironia, humor, delicadeza e referências à História da Arte. O carimbo criado por ele, em 2002, que acabou se tornando sua marca registrada, é também seu auto-retrato. Contente espalha, repetidamente, esta imagem pela cidade, pelas paredes de galerias e museus e sobre outros suportes pertencentes a seu cotidiano, de forma compulsiva e caótica.

“A idéia de infinito vem com o desdobramento da repetição, supondo-se que eu pudesse continuar carimbando infinitamente, o que é uma idéia romântica de se chegar ao absoluto, ao sublime, pois somos finitos e temos uma temporalidade. É uma referência também ao conceito matemático de certos resultados tenderem necessariamente ao infinito”, explica o artista. Contente é o nome de um auto-retrato, que ao se confrontar com a grande superfície branca da galeria, inicia a busca pelo sentido de sua existência. Neste caminho, ele esbarra com formas pictóricas já desgastadas, dialoga com elementos visuais, como a linha, o quadrado e a cor verde, além de apresentar uma versão crítica e bem humorada da História da Arte.

Carlos Contente nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, onde vive e trabalha. Graduado em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, fez exposições individuais na “A Gentil Carioca”, em 2006, e no Paço Imperial, em 2005, ambas no Rio de Janeiro, e uma exposição coletiva na Daniel Reich Gallery, em Nova York, que pode ser vista até 16 de agosto. O artista recebeu o prêmio Entel na Bienal Internacional SIART de La Paz, na Bolívia, em 2005.

Back to Top