Marlon Azambuja

April 13 — May 16 2009
Projeto no 2ª piso






A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 15 de Abril até o dia 16 de Maio de 2009, “Projeto Moderno,” do artista plástico Marlon de Azambuja no piso III e terraço da galeria.

No terraço da galeria, a primeira parte do projeto traz três gaiolas de pássaros que reproduzem as formas arquitetônicas do Museu de Arte Moderna de São Paulo, New Museum (Nova York) e Tate Modern (Londres).

Habitadas por pássaros, estes trabalhos buscam levantar um diálogo sobre a função de um museu de arte moderna ou contemporânea dentro de uma cultura. Através deste questionamento, são explorados os temas de turismo cultural, a criação de ícones arquitetônicos e o compromisso político em promover a arte para a população de uma cidade. Não sabendo exatamente qual é a função de um museu, as gaiolas de Marlon ressaltam uma dificuldade em conseguirmos determinar o que é mais importante: as obras ou o espaço que elas habitam, ou neste caso, os pássaros ou as gaiolas? A segunda parte do projeto, no Piso III da galeria, apresenta a série “Casas Modernistas para Pássaros.” Composta por desenhos e maquetes dos mesmos, nesta série, o artista cria casas de pássaros com situações arquitetônicas às vezes absurdas; ironizando certas propostas arquitetônicas que são descabidas em seu contexto. As maquetes feitas de madeira Imbuia (madeira Brasileira considerada um produto de luxo fora do país) e os desenhos feitos linha por linha, abordam questões que giram em torno da construção de identidade, de uma cidade, ou país, por meio da arquitetura.

Marlon de Azambuja nasceu no Rio Grande do Sul e vive e trabalha em Madrid, Espanha. Marlon é representado pela Galeria Zaum Projects em Lisboa e já expôs no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museo de Bellas Artes em Caracas e Centro de Arte Joven de La Comunidad de Madrid, entre outros. Este é seu primeiro projeto na Galeria Luisa Strina.

Back to Top