Sandra Tucci | Objetos Arejados

April 10 — May 09 2007
Exposição no 1º piso






A Galeria Luisa Strina apresenta exposição individual da artista Sandra Tucci a partir do dia 10 de abril.

Inéditas, as obras de “Objetos Arejados” partem tanto de idéias ligadas a conceitos estéticos como conexão, serialidade, desenho, geometria e movimento, quanto da pesquisa da artista em busca de uma alternativa não abusiva para o uso da pele animal pela indústria do vestuário: pele falsa ou Faux Fur.

As dezessete obras expostas foram elaboradas com um tipo de pele usado na produção de cenários da indústria cinematográfica americana, correntes e hastes de metal cromado, e se dividem em três grupos: as séries “Objetos Arejados” e “Objetos Arejados porém Peludos” e fotografias.

As formas dos quatro “Objetos Arejados” são criadas a partir dos espaços vazios resultantes de suas montagens. Instalados em cantos, seja entre paredes ou entre chão e parede, as obras se formam a partir de pontos de contato de suas correntes com a arquitetura do espaço da galeria. As extremidades de tangência são indicadas por pequenas porções de pele tingida nas cores verde, preto, caramelo ou vinho. A configuração destes objetos remete a desenhos feitos na parede que se criam por luz e sombra, ora como teias de aranha ora como linhas seqüenciais.

Os nove “Objetos Arejados porém Peludos”, são lânguidas “tranças” de pedaços de pele sintética violeta, vermeho, cinza, lilás, laranja e pink que criam um contra-ponto entre suavidade e rigidez. Pela primeira vez em sua carreira, Tucci mostra fotografias. As quatro obras intituladas “Emaranhado de Peles” retratam detalhes de seus objetos, realçando as cores do tingimento das peles.

A relação entre estas novas séries de obras e a produção anterior da artista é evidenciada nas formas orgânicas que contrastam com as geométricas, na utilização de cantos e esquinas, nos objetos que “nascem” do teto, no deslocamento de objetos do uso cotidiano para a arte e ao explorar possibilidades inusitadas no uso de materiais. Sandra Tucci vive e trabalha em Los Angeles. Sua última mostra em São Paulo, “Reflexo”, ocorreu em 2003 na Galeria Luisa Strina. Desde então, a artista vem participando de mostras na Califórnia e no México.

Back to Top