Caetano de Almeida

Mundo Plano

10 Setembro — 09 Outubro 2002
Exposição no 1º piso






CAETANO DE ALMEIDA A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 10 de setembro até 09 de outubro de 2002, exposição individual do artista plástico Caetano de Almeida. “Mundo Plano” reúne pinturas e estudos em diversas técnicas e dimensões.

Há cinco anos sem expor individualmente em São Paulo, o artista, que é também professor de artes plásticas na FAAP, mostra que continua a trabalhar a pintura em estado de confrontação. O artista relaciona História da Arte à cultura popular e ironiza a problemática da unicidade da obra de arte. Através de pesquisas sobre elementos locais de padronagens, estampas de tecidos e elementos arquitetônicos, coletados e anotados nos lugares por onde fez residências, como França e Índia, Caetano de Almeida cria espaços reflexivos. Na medida em que reafirma seu interesse pelo problema da reprodutibilidade, introduz uma complexidade maior nessa série de intervenções em imagens apropriadas. Além de lidar com a reprodução, aborda a imagem, o suporte, a percepção ótica, ou como o olho é afetado por sua interferência sobre a superfície bidimensional.

A série denominada “A Terra Vista do Céu”, presente na exposição, dá continuidade à idéia de transformar, retalhar e remontar imagens tradicionais, na busca de novos significados visuais.

Voltar ao Topo