Caetano de Almeida

A Visita

06 Setembro — 07 Outubro 2005
Exposição no 1º piso






CAETANO DE ALMEIDA – A VISITA A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 7 de setembro até 7 de outubro, exposição do artista Caetano de Almeida. “A visita” reúne pinturas em têmpera vinílica sobre tela, guaches e desenhos pirografados sobre papel.

A mostra reafirma o interesse do artista pelo problema da reprodutibilidade e da imagem. As 14 obras inéditas dão continuidade à idéia de transformar, retalhar e remontar imagens, na busca de novos significados visuais.

Os trabalhos dessa exposição pretendem discutir memória visual e suas possibilidades de confrontação e anulação, explorando a imagem tencionada entre conceitos opostos, como o popular e o erudito, o imaginário e o real, e criando a possibilidade de neutralização da imagem e do sujeito. As pinturas e desenhos de Caetano de Almeida aproximam a tradição grotesca das ilustrações do século XVIII da padronagem têxtil de Biedermeier no século XIX e da abstração construtiva do século XX, como se quisesse re-instaurar uma investigação empírica na definição de simetrias e acabasse por se encontrar com a tradição heróica do expressionismo abstrato do pós-guerra.

Dando continuidade ao programa de exposições do tipo “projeto”, a Galeria Luisa Strina apresenta, no piso II, a primeira exposição do artista David Haines (Nottingham, 1969) no Brasil. “Broadband” (banda larga) reúne uma obra composta por desenhos, intitulada “Days and Nights on Line – All the men I chatted with between 1 April and 30 June 2004” (Dias e Noites na Internet – Todos os homens com quem conversei entre 1º de abril e 30 de junho de 2004) e outros desenhos da série “E-bay still lifes” (Naturezas Mortas do E-bay).

Voltar ao Topo