Fernanda Gomes

20 Maio — 21 Junho 2014






A Galeria Luisa Strina tem o imenso prazer de apresentar a exposição de Fernanda Gomes, comemorando os 20 anos da primeira mostra da artista na galeria, que completa 40 anos de atividade. Esta será a sétima mostra desde a colaboração iniciada em 1990, sempre com trabalhos recentes e inéditos.

Fernanda Gomes (Rio de Janeiro, 1960) realizou sua primeira exposição em 1988, obtendo desde meados dos anos 90 ampla repercussão nacional e internacional. Realizou exposições individuais e coletivas em quase todos os países da Europa, assim como nos Estados Unidos, México, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Participou das Bienais de São Paulo (1994/2012), Istambul (1995/ 2013), Sidney (1998) e Veneza (2003). O seu trabalho está presente em várias coleções particulares e públicas de grande relevância como as do Centre Pompidou, Paris, Tate Modern, Londres, Museo Jumex, México, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Miami Art Museum, Vancouver Art Gallery e Museu Serralves, para cujo parque criou uma escultura permanente. Sua obra tem sido objeto de análise em artigos publicados em periódicos especializados como Art Review, Flash Art, Art Press, Art News, Artforum, ArtNexus e Art in America.

“principiar por espaço e luz. as possibilidades são múltiplas e imprevisíveis. as coisas se constroem aos poucos, perspectivas em sequência, um momento após o outro. transferir para o espaço de exposição o processo recorrente de muitos anos, cada dia mais leve e intenso. a situação é a mesma, e outra. quanto maior a incógnita melhor. devorar sem decifrar. olhar para ver. pensar fazendo, simples, pura alegria.

todos os materiais servem ao propósito da imaterialidade. seria contraditório, se não fosse complementar. o pensamento busca a visão concreta para se realimentar. a imaginação se pauta pelo real, e cria realidades. tudo se transforma, é a lei. a vida é absurda, por que tentar entender a arte? melhor fazer, viver, amar”.

Fernanda Gomes

Voltar ao Topo