Gilberto Mariotti

Canteiro

03 Março — 03 Abril 2009
Projeto no 2ª piso






A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 03 de Março até 04 de Abril de 2009, “Canteiro,” projeto do artista plástico Gilberto Mariotti no piso II da galeria.

Nesta mostra, Gilberto apresenta um trabalho concebido especialmente para o espaço expositivo caracterizado por um painel em “L.” O artista mostra duas telas em acrílico em grandes formatos, expostas no chão e encostadas na parede, como se imitassem a maneira em que algumas obras são expostas provisoriamente neste mesmo espaço quando mostrados a eventuais colecionadores. A 1,30 metros de altura, o painel expositivo recebe uma cor especial que remete a certas decorações de escritórios ou espaços institucionais. Sobre esta cor vão três folhas de papel carbono, restantes de desenhos que não estão presentes, sugerindo a contemplação de algo final que não se vê.

Pode-se dizer que Gilberto apresenta uma exposição de quase-gravuras, onde os carbonos se referem aos desenhos ausentes para os quais serviram de meio, e ocupam seus lugares. Similarmente, as telas são criadas por meio de sobreposição de camadas, em tons de cinza entre o banco e o preto, cujas formas são geradas através de fitas adesivas usadas entre uma camada e outra, deixadas a serem retiradas e servindo como moldes para a tinta.

Em “Canteiro,” Gilberto articula um jogo de tensões que indicam a característica conflituosa entre espaços expositivos e os trabalhos que abrigam. A materialidade e o contexto no qual suas obras são mostradas sugerem a duplicação e o registro de uma permanência incerta gerada no encontro entre a obra de arte e o espaço em que é exposta.

Paralela a “Canteiro,” Gilberto estará apresentando na Pinacoteca do Estado de São Paulo, seu trabalho com o grupo DELENGUAAMANO na exposição “Monumetria” que tem por tema o deslocamento do monumento a Ramos de Azevedo.

Voltar ao Topo