O Jovem Leonilson - Desenhos 1974 - 1982

10 Outubro — 11 Novembro 2009
Exposição no 1º piso






Curadoria de Adriano Pedrosa A exposição reúne cerca de 50 desenhos de Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993) da fase mais jovem do artista. O período escolhido como “jovem” é arbitrário, mas a curadoria procurou se concentrar em desenhos dos anos anteriores ao seu primeiro período maduro. Em 1983, Leonilson realiza individuais nas duas galerias com as quais iria trabalhar por boa parte de sua carreira -Galeria Luisa Strina e Galeria Thomas Cohn, no Rio de Janeiro- o que pode ser considerado um marco no amadurecimento de sua jovem obra.

Os desenhos expostos nesta mostra são dos anos de 1974 a 1982, período em que o artista tem de 17 a 25 anos. As obras são do acervo do Projeto Leonilson e da familia do artista, e com essa mostra a Galeria Luisa Strina reafirma seu projeto de continuar a apresentar a obra de Leonilson através de novos enfoques, mantendo-a viva e em exposição.

Os 50 desenhos do “Jovem Leonilson” mostram o artista numa fase de aprendizado e amadurecimento, testando possibilidades e fazendo exercícios, do desenho da figura humana e do modelo vivo, à uma certa abstração em voga no período. Há algumas vistas paulistanas, como a Oca de Niemeyer e o MASP de Lina Bo Bardi, bem como trabalhos feitos a partir de outras obras—como as bailarinas de Degas. Em muitos dos desenhos já se vê o traço peculiar do artista e seu engajamento com a poesia e o texto na obra. Esta mostra é especialmente interessante para aqueles que já conhecem bem o trabalho do artista—seus desenhos, pinturas, objetos e bordados do final dos anos 1980 e início do anos 1990—pois aqui o espectador descobrirá o artista ainda em formação. Entretanto, para pontuar o jovem Leonilson a Galeria Luisa Strina expõe também um pequeno conjunto de obras mais maduras, no segundo andar, todas do período final da vida do artista, de 1989-1993, conhecido como o mais significativo de sua produção. Ainda, no terceiro andar da galeria, serão expostos um grupo de originais de cartazes feitos especialmente para exposições na Galeria Luisa Strina. Parte das vendas será revertida para a manutenção do Projeto Leonilson.

Para maiores informações e material de divulgação contate: Patricia Dominguez patricia@galerialuisastrina.com.br +55.11.3088.2471.

Voltar ao Topo