Luisa Lambri

26 Maio — 24 Julho 2009
Exposição no 1º piso






A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 26 de maio até o dia 24 de Julho de 2009, a exposição da fotógrafa Italiana Luisa Lambri no primeiro e terceiro piso da galeria. As obras desta exposição utilizam a fotografia para redefinir as maneiras em que fisicamente e mentalmente vivenciamos o espaço arquitetônico.

As fotografias de Lambri retratam prédios projetados por arquitetos consagrados do século XX; a exposição na Galeria Luisa Strina mostra imagens de estruturas na Espanha e Portugal criadas pelo arquiteto português, Álvaro Siza. O tratamento das imagens é inspirado por arquitetos modernistas e artistas cujos trabalhos foram expostos a Lambri durante a sua vida. Esta exposição segue uma deixa da obra “Manifesto Bianco” (White Manifesto, 1946), de Lucio Fontana, onde o artista anuncia suas metas para uma arte “espacialista” que usaria a tecnologia para conseguir expressar uma quarta dimensão, conseqüentemente dissolvendo categorias de arquitetura, escultura e pintura e criando um novo idioma estético.

O uso de luz e seu efeito na nossa experiência de tempo e espaço são de extrema importância no trabalho de Lambri e está presente neste novo grupo de fotografias. Por meio de manipulações sutis de luz, sombra e cor da imagem original, a artista procura representar o encontro emocional do indivíduo com a arquitetura. As imagens resultantes se tornam em uma representação poética das qualidades emocionais e espaciais de uma estrutura. O trabalho atinge seu propósito final quando é instalado e adaptado a um novo espaço; normalmente apresentado em seqüência, a distinção entre uma imagem e outra são sutis. Sempre levando em consideração a colocação de cada imagem em relação à arquitetura do espaço, mudanças repentinas de uma imagem a outra ficam claras e a relação entre espectador, objeto e espaço ganham maior ênfase.

Luisa Lambri vive e trabalha em Milão. Seus trabalhos já foram expostos em duas Bienais de Veneza (1999 e 2003), na Liverpool Biennial (2008) e nos museus: Museum of Contemporary Art in Chicago, Solomon R. Guggenheim Museum, The Aldrich Contemporary Art Museum, The Carnegie Museum of Art in Pittsburgh, The Baltimore Museum of Art e vai ter uma exposição individual no Los Angeles Museum of Contemporary Art. As obras desta exposição foram comissionadas pela Fundacion Rac, Pontevedra. Esta será a segunda exposição individual da artista na Galeria Luisa Strina.

Para maiores informações e material de divulgação contate: CRISTINA HAAPALAINEN – crishaapalainen@hotmail.com I +55.11.3088-2471.

Voltar ao Topo