Marcius Galan

Arquipélago

11 Outubro — 04 Novembro 2005
Projeto no 2ª piso






MARCIUS GALAN (mostra paralela à exposição de Brian Griffiths) Dando continuidade ao programa de exposições do tipo “projeto”, a Galeria Luisa Strina apresenta a exposição “Arquipélago” do artista Marcius Galan.

O artista mostra uma instalação composta por pequenas “praças” geométricas feitas de concreto na área externa da galeria (terraço).

Estas “ilhas” têm como ponto de partida espaços encontrados em vias públicas utilizadas para separar áreas de circulação de pedestres do espaço viário, ou pequenos jardins entre esquinas, que não são propriedades particulares, mas que também não possibilitam o uso comunitário. O desconforto causado por esses espaços sem função é acentuado pela dimensão reduzida de cada peça e a utilização de estruturas funcionais em tamanho real como postes de luz e altura das calçadas. Uma das “ilhas” apresenta um pequeno jardim composto por ervas daninhas e plantas que dispensam cuidados, encontradas em terrenos baldios. Outra delas possui uma caixa de luz vazia (um backlight sem informação e com as lâmpadas visíveis e acesas) além de um poste que ilumina todas as partes que compõem a obra.

A área interna das “ilhas” impossibilita a ocupação humana e propõe discussões sobre a organização e divisão de espaços em grandes cidades como São Paulo.

Marcius Galan (1972) é representado pela Galeria Luisa Strina e esteve no “Visiting Artists Program” da School of the Art Institute of Chicago através da Bolsa Iberê Camargo, no segundo semestre de 2004, quando projetou este trabalho.

As exposições do tipo “projetos”, realizadas pela Galeria Luisa Strina, ocupam o segundo e/ou terceiro pisos do prédio. Estas exposições são dedicadas a mostras tanto de artistas representados pela galeria com projetos específicos, quanto a outros artistas convidados, visando formar um público mais amplo e heterogêneo e dar maior dinamismo à galeria, que passa a disponibilizar ao espectador mais de uma exposição em sua visita.

Voltar ao Topo