Marina Saleme

Liquid Paper

04 Março — 03 Abril 2009
Exposição no 1º piso






A Galeria Luisa Strina apresenta, do dia 3 de Março até o dia 3 de Abril de 2009, a exposição individual da artista Marina Saleme. “Liquid Paper” reúne um conjunto de pinturas, em óleo sobre tela e em grandes formatos.

A artista cria paisagens, povoadas ou não, que geram uma trama em um espaço indefinido. Muitas vezes em forma de arabescos, esta trama parece querer conter um céu que está sempre prestes a verter sobre nós, indicando o estado efêmero da natureza e dos seres humanos.

A temporalidade da existência também é vista no título da exposição, “Liquid Paper,” que faz uma relação entre o corretivo, do mesmo nome, e o processo da artista. Através de sobreposições de camadas de tinta a artista vai corrigindo, modificando, mudando os elementos de lugar, apagando pessoas e imagens na paisagem. Como comenta o crítico de arte Cauê Alves no catálogo da exposição individual da Marina, “Contadores,” na Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2006, “é como se houvesse a possibilidade de processos serem revertidos ao estado anterior, mas nesse trajeto algo diferente acontece.”

Através de seu processo de criação as obras em “Liquid Paper” apresentam um mundo no qual a materialidade e a real existência das coisas são constantemente colocadas à prova. Enquanto questionamos a impermanência física e emocional de tudo, nos deparamos com o peso do céu que acaba sendo uma metáfora para o infinito e desconhecido sobre nós.

Voltar ao Topo