Pablo Accinelli

28 Fevereiro — 26 Março 2008
Projeto no 2ª piso






Dando continuidade ao programa de exposições do tipo “projeto”, a Galeria Luisa Strina apresenta mostra do jovem artista argentino Pablo Accinelli.

“Escenario Exterior – Relación Interna” reúne 13 obras nas quais o papel é material predominante. O artista apresenta 9 trabalhos da série Homenaje a Hélio Oiticica, que é composta por papéis de jornais e revistas trabalhados com caneta ou marcador de texto. São imagens de momentos festivos quando as multidões jogam papéis picados ao ar que, congelados pelas fotografias, geram o que o artista chama de “chuva geométrica”. Estas fotografias são ocultadas pela tinta e o que resta são apenas os papéis coloridos, como uma explosão geométrica, e alguma frase que sugira o sentido da imagem, assim como um fundo nebuloso de braços ao ar, indicando festejos e euforia. Esta série une as duas etapas mais reconhecíveis da obra de Oiticica: àquela situada no campo da Arte Concreta e à que é mais direcionada a gerar situações de trocas corporais-mentais.

Para esta, que é sua primeira exposição individual no Brasil, Accinelli também apresenta Escenario exterior-relación interna. Este trabalho é formado por duas partes: uma gaiola de alumínio com fios de nylon e papel picado; e 12 folhas quadriculadas com papel metalizado. As composições feitas destas colagens analisam o que acontece na gaiola, ocorrendo o mesmo no caminho inverso. Gera-se assim uma ida e volta difusa entre o que se estuda e quem estuda: quem estuda é ao mesmo tempo estudado por aquilo que estuda. Tudo isso através de cores, módulos e grades que vão variando dependendo da localização do espectador.

O artista mostra ainda três desenhos: dois deles, feitos com caneta e aquarela sobre papel, funcionam como esboços “explicativos” da obra Escenario exterior- relación interna. Seus títulos são Contenido e Superficie. O terceiro desenho é feito com coneta e marcador de texto sobre papel milimetrado plastificado. O trabajo é intitulado Antes o después de las cosas, ves a través de las cosas.

Para maiores informações e imagens, favor contatar Cristina Haapalainen: t. 11 3088-2471.

Voltar ao Topo