Pedro Motta

Campo Fértil

22 Junho — 21 Julho 2012






A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar a exposição individual, do artista Pedro Motta.

“Campo Fértil” é o nome da segunda exposição individual de Pedro Motta na galeria Luisa Strina, São Paulo. Esta série de foto/desenho é um espaço de experimentação e reflexão sobre paisagens criadas por meio de manipulações digitais. É o retorno ao desenho, uma vez que o artista elegeu a fotografia como suporte de suas pesquisas iniciadas em 1997. Uma das séries que compõem a exposição leva o nome de “Estatuto da Divisão Territorial”, 2012, 77 imagens, 33 x 33 cm. São fotos de cupinzeiros encontrados na região do Campo das Vertentes, formados por um desequilíbrio ecológico e pela falta de seu predador. Nestas estruturas (esculturas naturais) são criadas intervenções por meio de desenhos com grafite representando canos que não têm função alguma, a não ser, criar um estranhamento e a interferência na paisagem natural. A proposta apresentada nesta exposição, coloca em discussão a relação entre a natureza e as intervenções humanas. O poder desmesurado da natureza é visto como um fator de singularização da paisagem contida no espaço geográfico – lugar de integração e convívio, onde se faz propagar representações e imagens. O trabalho pode ser compreendido como um testemunho da observação contemporânea da mudança e do deslocamento da paisagem natural. Assim, as imagens são como uma forma de documentação das transformações que ocorrem diante de nossos olhos, embora, às vezes, ocultas aos transeuntes pela rotina do cotidiano.

Pedro Motta nasceu em Belo Horizonte, 1977. Vive e trabalha em Belo Horizonte e São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil. Formado em 2002 pela Escola de Belas Artes, UFMG. Principais exposições: Museu da Pampulha, 2004, 32ªPanorama da Arte Brasileira, Galeria Luisa Strina, 2007, Reacción Natural, Centro de Exposiciones SUBTE, Montevideo, Uruguay, 2ª Bucharest Biennale, Romênia, 5ª Bienal Internacional de Fotografia e Artes Visuais de Liège, Fotografia Contemporânea Brasileira, Neue Berliner Kunstverein, Berlim, 14ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias. Livros publicados; Temprano, Funarte, 2010 e Paisagem Submersa, Cosac Naify, 2008.  Mais  informações no site do artista www.pedromotta.net.

PEDRO MOTTA Abertura: terça-feira 21 de Junho de 2012, das 19h às 23h Período de exposição: 22 de Junho a 21 de Julho de 2012 Horário de visitação: Segunda a Sexta das 10 às 19h / Sábados das 10 às 17h.

Voltar ao Topo