Tonico Lemos Auad

Paisagem Noturna

19 Maio — 27 Julho 2013






A Galeria Luisa Strina tem o prazer de apresentar a exposição individual do artista Tonico Lemos Auad. Nascido em Belém do Pará, o artista vive e trabalha em Londres, Inglaterra. Para sua terceira exposição individual na Galeria Luisa Strina, Auad apresenta uma série de trabalhos que ganham inspiração no rico simbolismo de sua cidade natal, em duas instalações principais.

Brick House (Casa de tijolos), é uma construção imponente que nos aparece como um casa mas não possui portas ou janelas. Encontramos no entanto uma série de ofertas aparentemente abstratas sendo esmagadas para fora de suas emendas de cimento: cordas, ramos, correntes de metal, esses elementos relacionam-se com a tradição da cidade de Círio de Nazaré, onde presentes de agradecimento e esperança são oferecidos aos Deuses: um tijolo propondo um desejo ou gratidão por uma casa. A estrutura funciona como uma intervenção no espaço da galeria, sua presença oferecendo uma sólida permanência, rica em iconografia incorporada.

O mar, tema recorrente em seu trabalho, revela-se em painéis de linho preto que flutuam no espaço expositivo. O conceito nesses trabalhos é o de remover, mais que adicionar. Os fios do linho são retirados a fim de criar desenhos abstratos de barcos e velas. Juntos, os painéis criam uma meditativa paisagem marinha noturna.

Dando continuidade ao trabalho exibido em suas últimas mostras em galerias no exterior, Tonico Lemos Auad prepara para essa exposição trabalhos que carregam um poderoso diálogo com a materialidade e o simbolismo cultural.

A abertura acontece dia 18 de maio ao meio-dia e a exposição fica em cartaz de 19 de maio a 22 de junho de 2013.

Voltar ao Topo