Cildo Meireles é um dos maiores nomes do cenário artístico contemporâneo internacional. Sua prática multifacetada explora as possibilidades de acordo com a participação do público, destacando-se por elaborar as primeiras experimentações instalativas no campo da arte brasileira. Desenvolvendo relações entre o sensorial e o cerebral e variando em escala do minúsculo ao vasto, o artista explora, como descreve, o "físico, geométrico, psicológico, topográfico e antropológico". 

 

A obra de Meireles desenvolve uma contribuição singular na esfera da arte conceitual do país. Para o artista, não há um método sistemático. Cada um de seus projetos tem uma espécie de biografia, ainda assim, reconhece que há algo em comum entre muitos deles. Seus trabalhos imersivos, sejam eles escultóricos, instalativos ou pictóricos, refletem, ainda, uma abordagem crítica frente ao próprio universo da arte. 

 

Em 1963, estudou com o artista peruano Félix Barrenechea em Brasília, e morou em Nova Iorque entre os anos 1971 e 1973. É representado pela Luisa Strina desde 1981, onde vem realizando individuais que marcam importantes inflexões de sua prática artística, tais quais: Cildo Meireles – no reino da foda: 1964-1987 (2023); Pling Pling (2014); Glovetrotter (2010); Descalas (2003); Glovetrotter (2000); Camelô (1998); Metros I (1992); Campos de jogos (1989); Cinza (1986); Obscura luz (1983); e Artigos Definidos & Espaços Virtuais: Cantos (1981).

 

Sua obra foi exposta no mundo todo, incluindo as 37ª, 50ª, 51ª e 53ª Bienais de Veneza, Itália; as 16ª, 20ª, 24ª e 29ª Bienais de São Paulo; as e 8ª Bienais de Istambul, Turquia; o Festival Internacional de Arte de Lofoten, Noruega; as 11ª e 14ª Bienais de Lyon, França; e as Documenta 9 e 11, Kassel, Alemanha. Em 2023, Meireles foi contemplado com o Prêmio Roswitha Haftmann, o mais conceituado da Europa, sendo o primeiro latino-americano a recebê-lo em 22 anos. Dentre os demais prêmios nacionais e internacionais com os quais foi contemplado ao longo de sua carreira, estão: Prêmio Faz Diferença, O Globo (2019); Prêmio ABCA (2015); Velázquez Prize for Visual Arts, Madrid, Espanha (2008); Prêmio APCA (2007); Honorary Doctorate of Fine Arts, San Francisco, EUA (2005); Officier de L’Ordre des Arts et des Lettres, Paris, França (2005); entre outros.

 

Realizou exposições individuais em importantes instituições, dentre as quais destacam-se: Cildo Meireles, Museo de Arte Miguel Urrutia, Banco de la República, Bogotá, Colômbia (2020); Entrevendo, SESC Pompéia, São Paulo (2019); Cildo Meireles: Instalações, Hangar Bicocca, Milão, Itália (2014); Cildo Meireles, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha (2013) e Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal (2013-2014); Ocupação Cildo Meireles, 10ª Edição do Projeto Ocupação, Itaú Cultural, São Paulo (2011); Cildo Meireles, MACBA, Barcelona, Espanha, e Museu Universitario de Arte Contemporâneo – MUAC, Cidade do México, México (2009); Cildo Meireles, Tate Modern, Londres, Reino Unido (2008); Babel, Pinacoteca de São Paulo (2006); Occasion, Portikus im Leinwandhaus, Frankfurt, Alemanha (2004); Cildo Meireles, Musée d’Art Moderne et Contemporain de Strasbourg, Estrasburgo, França (2003); Cildo Meireles – retrospectiva, MAM-SP (2000) e MAM Rio (1999); Cildo Meireles – retrospective, New Museum, Nova York, EUA (1999); entre outras.

 

Entre suas coletivas mais recentes, estão: Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond, MoMA, Nova York, EUA (2023); Utopias e distopias, MAM-Bahia, Salvador (2022); The Source, Fondation Carmignac, Hyères, França (2019); Conjuro de ríos, Museo de Arte de la Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colômbia (2018); Avenida Paulista, MASP, São Paulo (2017); Em Polvorosa, MAM-Rio, Rio de Janeiro (2016); Nous l’avons tant aimée, la revoluciónMusée d’Art Contemporain de Marseille, França (2015); artevida – A citywide contemporary art exhibition, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro (2014); entre outras.

 

Dentre as coleções públicas que possuem seu trabalho estão: Museum of Modern Art – MoMA, Nova York, EUA; Tate, Londres, Reino Unido; Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, Gent, Bélgica; Instituto Inhotim, Brumadinho, MG; MAC – Niterói; 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Japão; Fundação Serralves, Porto, Portugal; MACBA, Barcelona, Espanha; Centre Georges Pompidou, Paris, França; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid, Espanha; Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Portugal; Museum für Moderne Kunst, Frankfurt, Alemanha; Los Angeles County Museum of Art – LACMA, EUA; Art Institute of Chicago, Chicago, EUA; New Museum, Nova York, EUA; MASP, São Paulo; MAM-SP, São Paulo; MAM-Rio, Rio de Janeiro; Pinacoteca de São Paulo.