Portraits: Galeria Luisa Strina

Apresentação

A Galeria Luisa Strina apresenta dia 15 de maio às 19:00 hs a 3 de junho de 1997 trabalhos recentes de Antoni Muntadas. A mostra inclui três obras realizadas nos últimos dois anos: a série Portraits, de 1995, com 11 foto-serigrafias, uma videoprojeção, Portrait (1994), e a publicação Portraits, editada pelo L'Observatoire de Marseille, França, em 1995. Juntas, essas obras colocam em evidência as transformações, ou mutações, no gênero da portraiture e sua representação. Segundo L'Observatoire, essa proposta de Muntadas se apoia na constatação de que o microfone - assim como outras "ortopedias", a câmera, o computador e o "walkman" - vem sendo utilizado como uma nova prótese nas apresentações públicas.

Na sociedade contemporânea da mídia, o microfone se converteu em um filtro de linguagem e uma representação de seu poder. Seu uso constante criou um gesto estereotipado: uma mão fechada próxima a uma boca aberta. Esse já foi incorporado no dia-a-dia tanto dos políticos como dos cantores de rock. O gesto de segurar o microfone é difundido diariamente pelos meios de comunicação de massa, e assim, são imagens de jornais que servem como matéria prima para essas obras.

Nos últimos 25 anos, o trabalho de Muntadas está enfocado no que chama "media landscape".

Ao examinar temas contemporâneos na esfera social, cultural e política, utiliza vídeo,

fotografia, textos, som e instalações arquitetônicas.

Para o crítico Michael Tarantino (ArtForum, Fev. 1995), "o trabalho de Muntadas deriva, na maioria das vezes, da relação entre o espaço público e o privado e como cada um desses espaços é representado nos meios de comunicação de massa... Muntadas rejeita a linearidade na leitura do presente e propıe uma história que inclui a combinação de eventos múltiplos, incorporando tanto as memórias do passado como as visões do futuro."

Nascido em Barcelona, mora desde de 1971 em Nova York. Seus projetos recentes mais importantes incluem: The Board Room-1987, Stadium-1989, Words: the press Conference Room-1991, Political Advertisement I, II, III e IV (1984-1996), uma instalação interativa sobre censura e utilizando internet, The File Room (1990-1995) e Between the Frames (1982-1994), um projeto em vídeo sobre o sistema de arte.

Installation Views